COMUNICADO

TERRA NOVA

Realização: Artur Ribeiro

Argumento: Artur Ribeiro

Baseado: Na obra "O Lugre" de Bernardo Santareno

Interpretação: Pedro Lacerda, Virgílio Castelo, João Reis, Vítor D'Andrade, Manuel Sá Pessoa, Vítor Norte, Paulo Manso, Miguel Borges, João Craveiro, Rodrigo Tomás, Miguel Partidário, Miguel Melo, João Catarré, Ricardo de Sá

Produção: Cinemate

Estreia: 2020

Terra Nova é baseado na obra O Lugre de Bernardo Santareno, e conta a história do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o Capitão decide arriscar numa rota nunca antes navegada até à Gronelândia.

Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, seguimos o drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro. Apesar do Capitão (Virgílio Castelo) liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objectivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D’Andrade), um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.

No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, que se celebra este ano, a proposta deste filme é trazer para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal. Todavia, este não é um documentário sobre a pesca do bacalhau: é um drama humano.

O elenco conta igualmente com João Reis, Miguel Borges, João Craveiro, João Catarré, Ricardo de Sá, Vítor Norte, Rodrigo Tomás, entre outros.

  • Facebook
  • YouTube

COMUNICADO

Após prolongada ponderação e análise, a Cinemate teve que tomar a decisão muito difícil de adiar a estreia do filme Terra Nova.

É com imensa pena, que devido aos recentes desenvolvimentos relacionados com a evolução do COVID-19 (Coronavirus) ,e atendendo a que a nossa prioridade é a proteção e segurança dos nossos colaboradores, parceiros, amigos e espectadores, decidimos adiar a anteestreia no dia 11 no Cinema São Jorge, e a estreia comercial dia 19 de Março.

Contaremos consigo na nova data, que oportunamente será comunicada, numa altura mais feliz e despreocupada do que a que vivemos de momento.

O filme Terra Nova é um projecto ambicioso, do qual muito nos orgulhamos, e com o qual pretendemos dignificar  a história dos pescadores portugueses nos mares do Atlântico Norte no grande ecrã.

Este adiamento pretende igualmente não privar várias gerações de espectadores portugueses de desfrutar o visionamento do filme nas salas de cinema, pois é a intenção de todos os que trabalharam nele, que o resultado de tantos anos de criação, dedicação e arte, possa chegar a um maior número de Portugueses.

Todos os direitos reservados | A reprodução de imagens deste site é proibida | CINEMATE.PT